No dia 23 de fevereiro de 2023, fui com a minha turma numa visita de estudo a Lisboa.
Esta foi realizada no âmbito da disciplina de Português, em que realizámos um “caminho pessoano”, caminho este que me fez passar por muitos dos marcos da vida do poeta Fernando Pessoa, que estão imortalizados nas ruas de Lisboa. Começando no largo de São Carlos, local de nascimento do poeta, passando por vários outros locais onde o mesmo havia trabalhado, pelas ruas da baixa de Lisboa, bem como por locais frequentados pelo poeta, como o café “A Brasileira” e o “Martinho da Arcada”.
Ao deambularmos pelas ruas da baixa da cidade, enquanto tentava entender a vida deste poeta, senti-me imerso na sua história de vida, tentando perceber como era a sociedade portuguesa do início do século XX, auxiliando-me das fachadas dos prédios, que, apesar de restaurados, mantêm a arquitetura presente na época.
O ponto que mais me marcou nesta visita foi quase no final da mesma, no “Martinho da Arcada” local onde Fernando Pessoa se encontra imortalizado através da mesa onde o mesmo se sentava, visto que era cliente habitual da casa. Ali, pude conviver com os funcionários que partilharam a história deste mítico restaurante no coração de Lisboa, onde Fernando Pessoa estava sempre presente, demonstrando a sua forma de ser para além da sua escrita, algo que me fascinou.
Concluímos esta visita de estudo no cais das colunas no Terreiro do Paço, onde nos reunimos e homenageámos este grande poeta lendo poemas do mesmo. Foi um momento tranquilo e enriquecedor, perfeito para terminar este dia.
João Lopes, 12ºD
Deixe uma Resposta