Percurso pessoano em Lisboa
Na quinta-feira, dia 23 de fevereiro, nós, alunas do 12.º D, visitámos a cidade de Lisboa, em especial locais que marcaram a vida do poeta Fernando Pessoa.
Após a partida de Cacilhas, chegámos ao Cais do Sodré, num dia de sol radiante, mas bastante ventoso. Iniciámos o nosso percurso seguindo o roteiro estabelecido, começando por uma visita ao local de nascimento de Pessoa, acompanhada da leitura de vários poemas do mesmo, situação recorrente ao longo de todas as paragens no percurso. Alguns dos locais mais interessantes por onde passámos foram o café A Brasileira, que mantém uma decoração tradicional que nos fascinou, o hospital St.Louis, local da morte do poeta que ainda hoje o celebra ao manter uma placa com a última frase dita pelo poeta: “I know not what tomorrow will bring”. O local preferido foi, sem sombra de dúvidas, a livraria Bertrand, a mais antiga livraria do mundo, que conta com várias obras do poeta entre as suas prateleiras e que, como leitoras, foi um total paraíso. Terminámos o percurso no cais das colunas onde lemos vários poemas e textos de Pessoa enquanto uma atenta plateia de gaivotas nos sobrevoava.
Em conclusão, a visita foi muito interessante, pois através deste percurso conseguimos descobrir mais sobre a vida do poeta e andar pelas mesmas ruas que ele, aproximando-nos da sua perspetiva. O património literário português foi enaltecido e os alunos divertiram-se.
Mariana Santana e Matilde Guerra, 12.º D
No âmbito da disciplina de português, os alunos das turmas D e F do 12° ano realizaram um passeio pessoano pela cidade de Lisboa, no dia 23 de fevereiro, acompanhados por professores de Português, Matemática e História.
Os alunos percorreram as ruas de Lisboa, começando no Largo de São Carlos, local onde Fernando Pessoa nasceu, no dia 13 de junho de 1888. Passaram por outros locais de importância na vida do poeta como A Brasileira, café onde o poeta se encontrava com outros intelectuais da época. Visitaram também o restaurante A Licorista onde Pessoa foi fotografado em “flagrante delitro” por Carlos Queirós. Esta fotografia está imortalizada num painel de azulejo no interior do restaurante e representa o reatar do seu namoro com Ofélia Queirós. Tiveram também a oportunidade de visitar a livraria Bertrand, a mais antiga do mundo, local frequentemente escolhido pelo poeta para comprar os seus livros. Depois de almoçarem na zona do Chiado, os alunos dirigiram-se ao cais das colunas, passando antes pelo café e restaurante Martinho da Arcada, outro local onde o poeta se reunia com os seus companheiros do grupo de Orpheu. Já no cais das colunas, onde o vento se fez notar, os alunos terminaram a visita com a leitura de alguns poemas do ortónimo e dos heterónimos.
A visita de estudo permitiu aos alunos explorar a obra e vida deste poeta célebre, de uma forma descontraída e divertida, conhecendo Lisboa através dos olhos de Fernando Pessoa.
Luana Vieira e Madalena Almeida, 12°D
No dia 23 de Fevereiro, seguimos os passos de Fernando Pessoa. Incorporámos a sua rotina e percorremos a sua pegada desde o nascimento até à sua morte.
Iniciamos na casa onde nasceu um dos maiores escritores portugueses e terminámos no cais das colunas a recitar alguns dos seus mais célebres poemas, seleccionados pelos “corajosos” alunos.
O facto de passarmos pelos espaços mais frequentados por Pessoa, café Brasileira, Chiado, Biblioteca Bertrand , teatros ente outros, fizeram-me entender melhor a sua personalidade e aproximar-me da sua forma de pensar .
Foi um agradável e instrutivo tempo passado com colegas e professores, pois permitiu ter uma dose de divertimento ao mesmo tempo que aprendia factos pessoais sobre o poeta.
Mariana Arzeni, 12ª F
Com o percurso pessoano, realizado no dia 23 de fevereiro, não só “revivi” o dia a dia de um grande poeta, como também foi-me permitido alargar a minha sabedoria sobre a cidade de Lisboa e a sua história (através do acompanhamento da professora Luísa Ferreira, professora de História).
Considerei o percurso em si bastante completo, visitámos o local onde Fernando António Nogueira Pessoa nasceu, no dia 13 de Junho de 1888, a Basílica, onde este foi baptizado, os seus locais predilectos (a Brasileira) e infelizmente não podemos entrar no café/restaurante Martinho da Arcada, mas foi posteriormente contextualizado pela Profª. Ana Duarte.
De seguida, foi-nos dada a oportunidade de explorar a livraria mais antiga do mundo (desde 1732) se bem me recordo. Visualizamos o quadro onde o poeta foi apanhado a cometer o “Delitro” , no restaurante A Licorista.
E por fim, o Hospital St Louis, onde Fernando pessoa morreu dizendo “I know what tomorrow bring”
Sara Silva, 12ª F
Atividade organizada pelas professoras Rute Magalhães e Ana Duarte
Deixe uma Resposta